one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente Dilma Rousseff

Imagem:

Compartilhar:

Dilma: falta de médicos significa "aumento de filas e custos para o país"

Criado em 22/10/13 16h27 e atualizado em 22/10/13 16h57
Por Danilo Macedo e Thais Leitão Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff sanciona lei que institui o Programa Mais Médicos
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff sanciona lei que institui o Programa Mais Médicos (Antonio Cruz / Agência Brasil)

Brasília – Ao sancionar hoje (22) a lei que cria o Mais Médicos, a presidenta Dilma Rousseff  disse que o programa tem efeito não apenas nas populações pobres e desassistidas, embora esse seja o foco principal, mas na estruturação de todo o sistema público de saúde. “É preciso lembrar o efeito da ausência de médicos produz nos postos de saúde, nas UPAs [Unidades de Pronto Atendimento], nos hospitais, o que significa aumento de filas e aumento de custos para o próprio país”, disse.

Instituído por medida provisória editada em julho e aprovada na semana passada pelo Congresso Nacional, o programa tem o objetivo de levar médicos para regiões consideradas prioritárias e com carência desses profissionais, como periferias das grandes capitais e interior do país, além de aprimorar a capacitação dos profissionais no país.

Leia outras notícias sobre o programa Mais Médicos

O programa foi alvo de críticas das principais entidades médicas do país. Uma delas por contratar profissionais estrangeiros sem a necessidade de passarem pela revalidação do diploma. Durante a tramitação no Congresso, a proposta enviada pelo governo foi alterada pelos parlamentares.

Uma das mudanças transferiu para o Ministério da Saúde a responsabilidade de emitir o registro provisório para que os médicos com diplomas do exterior possam trabalhar no programa. Antes, a emissão era feita pelos conselhos regionais de Medicina (CRMs). De acordo com o ministério, em decorrência dos atrasos na concessão do documento pelos conselhos, 196 profissionais ainda não começaram a trabalhar.  Os conselhos continuarão com a tarefa de fiscalização.

Conforme último balanço do ministério, 1.232 médicos já estão trabalhando no programa, sendo 748 brasileiros e 484 com diplomas do exterior e o registro provisório. Ainda este mês, mais 2.180 profissionais formados em outros países devem iniciar no programa. Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo, arcados pelo governo federal. As prefeituras pagam a moradia e alimentação.

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário